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O vinho é composto pela combinação perfeita de 4 uvas que revelam todo o potencial da região da Campanha Gaúcha – Tannat, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Merlot

O vinho Épico começou a ser elaborado em 2011 com o objetivo de ser o expoente de mais alta gama da Vinícola Guatambu, e por isto representa algo histórico, emblemático. Cada edição do Épico é limitada em até 5.300 garrafas e composto por um corte de três a quatro safras. Desde 2015, quando foi lançada a primeira edição, até 2020, quando foi lançada a edição V, o rótulo conquistou diversas premiações, como o destaque máximo no maior guia de vinhos da América Latina, o Descorchados, Melhor tinto do Brasil pelo Guia Adega e Medalha de Bronze no London Wine Challenge, se consolidando como um ícone brasileiro.

No último sábado, em uma degustação vertical inédita de todas as edições, em comemoração ao Dia do Vinho, ao aniversário de 8 anos da Vinícola e à reabertura do enoturismo, foi lançada a edição VI, considerada destaque entre as demais, pois é elaborada com uvas das safras 2018, 2019 e 2020, sendo esta considerada a melhor de todos os tempos, por apresentar um clima extremamente seco e ensolarado no verão. Conforme Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu, o clima da Campanha Gaúcha já é historicamente seco neste período, mas em 2020 esta característica acentuou-se, resultando em vinhos tintos com notas de frutas maduras, equilíbrio entre álcool e acidez, e maturação fenólica, com taninos aveludados.

Contendo 14% de álcool e exibindo cor rubi violáceo intenso, a edição VI traz profundidade aromática de frutas vermelhas como cereja e framboesa, frutas negras como amoras, mirtilo, ameixa e um final de notas de especiarias, como baunilha e cravo, com sensação mentolada. Em boca apresenta muito equilíbrio entre teor alcóolico, acidez, e taninos maduros com notas nítidas de cereja, framboesa e baunilha, num final longo, persistente e com muita personalidade. “Em todas edições há fruta madura na medida certa e uma acidez presente e importante” – comentou Suzana Barelli que participou de forma online da degustação vertical dos vinhos Épicos, para no jornal Estado de São Paulo, publicado em 8 de junho.

Nesta edição especial, a Vinícola Guatambu repaginou o rótulo, colocando sua logomarca em evidência em uma medalha em alto relevo. “Queremos oferecer um rótulo surpreendente e imponente, para abrilhantar a adega dos clientes e para que a experiência ao abrir esta garrafa seja Épica”, ressaltou Valter José Pötter, proprietário da Guatambu.

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