Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de  bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

Image Alt

História

A Vinícola

A Estância Guatambu é uma empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958.

Atualmente sob o comando da terceira geração, visando diversificar seus produtos, iniciou em 2003 o projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha.

Em 2013, inaugurou um marco no Pampa, uma das mais belas e estruturadas vinícolas brasileiras, com seu nome originado da fazenda, Guatambu, nome de árvore brasileira com grande porte, bastante firme e resistente.

O prédio, em estilo espanhol – arquitetura predominante no Pampa – conta com 3.000m² de alta tecnologia para elaboração de vinhos finos e espumantes, todos produzidos a partir de uvas próprias. Todos os espaços foram compostos com referências da cultura do pampa gaúcho, incluindo salão de eventos, auditório, loja com os rótulos da Guatambu e produtos artesanais da região.

A vínícola recebeu o Selo Solar, iniciativa do Instituto IDEAL com apoio do WWF-Brasil e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ e KfW, pelo seu parque solar instalado atendendo 100% a demanda energética para a fabricação dos vinhos, sendo 100% sustentável.

Linha do tempo

Uma história de crescimento
e qualidade

1970
Nesta década Valter José Pötter inicia suas atividades de agricultura e pecuária em Dom Pedrito.
2003
Começa a plantação de uvas viníferas supervisionada pela agrônoma Gabriela Pötter.
2009
Lançamento do primeiro vinho, Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon.
2013
Inauguração da vinícola e complexo turístico.
2016
Instalação de 600 placas solares para suprir 100% da demanda de energia da vinícola.
2017
A vinícola recebe o Selo Solar, iniciativa do Instituto IDEAL com apoio do WWF-Brasil e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável.
2019
O vinho Épico ganha destaque máximo no maior guia de vinhos da América Latina, o Descorchados.

A História de Valter
José Pötter e família

Desde menino, Valter José Pötter é um apaixonado pelo campo, plantas e animais, o que o levou a cursar Medicina Veterinária. Formado em 1971, passou a administrar a propriedade da família, desenvolvendo técnicas de produtividade, que tornaram a Estância Guatambu conhecida, nacional e internacionalmente, como referência em produção de grãos, pastagens assim como em reprodutores e matrizes das raças Polled Hereford e Braford. Recebeu mais de 500 importantes premiações no setor do arroz, pecuária, diversificação, vitinicultura, inovação, tecnologia, produtividade e sustentabilidade, o que foi motivo de inúmeras reportagens em jornais, revistas, programas de televisão e rádio. Presidiu destacadas entidades da classe agropecuária, sendo agora Presidente da Associação de Vinhos Finos da Região da Campanha.

Acompanhando os sonhos de sua filha Gabriela, mais uma vez inovou, inaugurando, em 2013, com a esposa Nara e as filhas Raquel, Gabriela, Isadora e Mariana, a Guatambu Estância do Vinho, complexo enoturístico que dirige com amor e dedicação. Encantando a todos com premiados e elegantes vinhos, oferecendo aos olhos dos turistas as belezas do Pampa, o homem do campo, veterinário, diretor agropecuário, se realiza e é feliz.