Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de  bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

Durante solenidade no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, no dia 29/10, foi lançada, oficialmente, a rota turística dos Vinhos da Campanha Gaúcha.

O evento, capitaneado pela Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, presidida pelo Diretor da Vinícola Guatambu, Valter José Pötter, consiste no start de uma iniciativa que pretende apresentar uma rota regional, unindo vinícolas do Pampa à Fronteira Oeste e, desse modo, estimular o enoturismo local, que vem se mostrando um forte mobilizador na atração de visitantes, em especial no atual cenário de finalização de pandemia.

“Estamos trabalhando há cerca de um ano e meio junto ao Sebrae e o objetivo é, sem dúvida, promover o enoturismo na região, sobretudo o Pampa Gaúcho. Queremos ser uma das 5 rotas turísticas mais visitadas do Estado do RS. Hoje os vinhos da Campanha Gaúcha representam 31% da produção de vinhos finos do Brasil.”, diz Pötter.

Valter José Pötter acompanhado de Nara e Gabriela e Iuri Castilhos, Secretário Municipal de Desenvolvimento
Econômico, Inovação, Cultura e Turismo de Dom Pedrito

A rota é formada pela Estância Paraízo, Batalha Vinhos e Vinhas, Bodega Sossego, Vinícola Peruzzo, Cordilheira de Sant’Ana, Guatambu Estância do Vinho, Cerros de Gaya, Pueblo Pampero, Bodega Cerro Chapeu, Vinícola Campos de Cima e Vinicola Miolo.

Mirian Silveira, representante do Sebrae, apresentou as campanhas de divulgação da rota, com vídeo institucional, identidade visual e o material impresso. Já Ivane Fávero, consultora convidada pelo Sebrae para potencializar a construção de um plano regional de turismo, apresentou todos os passos desenvolvidos, levando o enoturismo como uma das maiores potencialidades dos municípios envolvidos. Inclusive, todo o trabalho desenvolvido culminou com a elaboração de um e-book, “Rota Vinhos da Campanha Gaúcha”, que é um facilitador para turistas e potenciais turistas, apresentando a região, atrações e serviços oferecidos para o segmento.

O evento foi promovido pela Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, em parceria com o Sebrae, que realizou a consultoria do processo.

A Logomarca

Com inspiração a foto de Isadora Pötter, fotografada por Eduardo Viero, a logomarca representa as pessoas, a cultura do vinho e a paisagem local, principalmente uma das maiores características que é o pôr do sol.

“Isadora será nossa guia nos 44.000 km da Rota”, diz Victoria Mercio, Diretora de Comunicação da Associação Vinhos da Campanha.

Pampa é a planície sem fim que vai daqui do Rio Grande aos contrafortes dos Andes, na taipa da cordilheira. É o campo imenso – a pradeira, dos centauros campesinos, rio-grandenses e platinos, titãs da raça campeira. Vem do Quíchua – e quer dizer o ‘campo aberto’, a planura, o descampado, a lonjura, a várzea que se destampa. Nele, a liberdade acampa e o civismo não estanca. Animal cabeça branca também é chamado Pampa!

Jaime Caetano Braun, Vocabulário Pampeano

A Rota

A Rota começa na cidade de Candiota, onde fica a Batalha Vinhas e Vinhos e termina na cidade de Itaqui, onde fica a Vinícola Campos de Cima.
A Vinícola Guatambu localiza-se no meio da rota, na beira da BR 293, em Dom Pedrito, que fica entre as cidades de Bagé e Santana do Livramento.

Neste link, você pode baixar o e-book da rota com todas as informações e localizações.

Os números

Com 44.365km2 de área demarcada, a Rota Vinhos da Campanha Gaúcha é uma das maiores rotas turísticas do RS e também do Brasil. Nesta extensão estão as 18 vinícolas que pertencem à Associação Vinhos da Campanha Gaúcha.

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