Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de  bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

Começaram a sair os resultados da avaliação de mais de quatro mil vinhos provados pela equipe do Guia Descorchados, a mais renomada publicação do gênero na América do Sul. E já temos o nome do melhor espumante brasileiro, um título difícil de ser alcançado, por conta do grande número de garrafas avaliadas, do alto conceito desfrutado por esse tipo de vinho entre os avaliadores e, principalmente, pela alta qualidade alcançada pela produção nacional. O ganhador é um espumante produzido em Dom Pedrito, na região de Dom Pedrito, fronteira do Brasil com o Uruguai, e portanto, bem distante da tradicional produção da Serra Gaúcha. Trata-se do Guatambu Nature Blanc de Blanc, merecedor de 94 pontos na avaliação do guia. Como a denominação indica, é um espumante com pouquíssima presença de açúcar (daí o “Nature”) e apenas com uvas brancas (por isso o “Blanc de Blanc”).

Para ser mais preciso, o Guatambu é feito só com Chardonnay e possui apenas o açúcar residual da uva. Parte do vinho base possui uma leve passagem por barril de carvalho francês. “Esse é um dos nossos espumantes mais especiais, porque é resultado da menor interferência possível”, define Gabriela Pötter, enóloga da Guatambu. Apesar de os proprietários atuarem no agronegócio desde o final da década de 1950, a produção de uvas viníferas só teve início em 2003. A vinícola, incrustada na campanha, foi inaugurada há 10 anos. O vinho recebeu o nome de uma árvore forte, resistente, frondosa: guatambu.

A produção é extensa, e se espalha por brancos, tintos e rosés, além dos espumantes, é claro. O valor de referência do Guatambu Nature Blanc de Blanc é R$ 115, preço praticado na loja online da vinícola. É barato, se levarmos em consideração o fato se tratar de um espumante considerado o melhor produto do gênero em um país conhecido no mundo do vinho pela alta qualidade de seus espumantes. Agora, é correr para conseguir provar, porque as garrafas tendem a sumir do mercado rapidamente…

Por André Andrès

Post a Comment