Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de  bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

O inverno da Campanha Gaúcha é bem típico e rigoroso. O pampa é imenso, seu horizonte é infinito com extensos campos com gado intercalados com grandes lavouras de arroz irrigado, soja e milho, e mais recentemente, parreirais, oliveiras e nogueiras. Lindo de se ver!

As paisagens estão sendo transformadas pela chegada do inverno! Estamos na época onde inicia-se o processo de dormência das videiras, que normalmente ocorre em meados de junho até início de agosto, onde a planta repousa até a primavera, quando inicia a brotação.

A geada e o frio intenso no inverno e o verão quente e seco são características marcantes do clima da Campanha Gaúcha. Todas estações são muito importantes para que se tenha uma excelente safra e a Campanha Gaúcha possui as quatro estações bem definidas, o que propicia uvas de excelente qualidade!

Para a videira acumular energia para a brotação na primavera, é necessário 400 horas abaixo de 7,2° ou 700 horas abaixo de 10°. De temperaturas baixas a Campanha entende.

Enogastronomia: Os rótulos indicados para o Inverno

Os vinhos são os eleitos da estação para qualquer ocasião, os tintos tomam a frente na preferência da maioria dos gostos, por serem mais encorpados e opulentos.

A sugestão é da Patricia Skvira, Sommelière e Chef de Cozinha da Vinícola Guatambu e vai para a linha Rastros do PampaPara brindar e aquecer, são vinhos de caráter que passam 3 meses por barrica de carvalho francês e mostram toda a potencialidade marcante dos aromas frutados e maciez aveludada em boca. Para acompanhar os varietais desta linha que carrega a história da Vinícola Guatambu, indicamos uma variedade de pratos da culinária brasileira e de outras culturas mundiais.

Durante o inverno, tendemos a querer uma gastronomia mais calorosa que nos traga conforto para nos alimentar durante esta estação charmosa, o ideal são os pratos ricos e de sabores intensos, principalmente aqueles que nos lembram os sabores de casa.

Dentre inúmeras possibilidades escolhemos alguns preparos para deixar como dica:

Rastros do Pampa Tannat 2021

Churrasco gaúcho com o vinho Rastros do Pampa Tannat 2021 – com diversos tipos de cortes de gado ou cordeiro, assados em “parrillas” ou “fogo de chão”, ficam um espetáculo acompanhados do pão de alho caseiro e a maionese de batatas.

Moussaka de Cordeiro com coalhada caseira e azeite de hortelã com o vinho Rastros do Pampa Tannat 2021 – o cordeiro divide com o gado o cenário da pecuária no Pampa Gaúcho, a carne tem sabor intenso e ganha elegância com as especiarias para elaborar este prato típico do Oriente Médio que adquire cremosidade com a coalhada caseira.

Rastros do Pampa Tannat é um vinho que se destaca por sua tipicidade e concentração de polifenóis, nariz com abundante presença de frutas maduras e complexidade que a maturação em carvalho proporciona, com retrogosto marcante de baunilha e café. Com grande concentração, em boca se destaca pelo volume e pela maciez de taninos, além da acidez pronunciada.

Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2021

Ragout de Ossobuco com gremolata e pappardelle com o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2021 – este prato é uma releitura do clássico Ossobuco do norte da Itália, este ragout leva os mesmos ingredientes no preparo, nesta versão acompanhado de pappardelle grano duro. De sabor intenso, rico e complexo é perfeito para a estação.

Barreado com guisado de banana da terra, farofa de mandioca e vinagrete de cachaça com o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2021 – este é um prato icônico típico do litoral paranaense, tem origem açoriana, o barreado tem um ritual de cocção que consiste em cozinhar por muitas horas em panela de barro lacrada com uma mistura de água e farinha. O resultado é um rico preparo de sabor acentuado, a carne se desmancha completamente durante o cozimento lento, fica incrível acompanhado com guisado de banana da terra e farinha de mandioca. O toque final fica por conta do vinagrete de cachaça.

Rastros do Pampa Merlot 2021

Quirera Lapeana com ragout de linguiça colonial com o vinho Rastros do Pampa Merlot 2021 – prato que marca a cultura dos tropeiros, é preparado com milho quebrado conhecido como “quirera” e com espinhaço de porco na versão clássica lapeana, Lapa no Paraná. Nesta releitura sugerida substitui-se o suã do porco por um rico e intenso ragout de linguiça colonial defumada. O resultado é nada menos que um prato divino.

Rastros do Pampa Pinot Noir 2021

Para além de carnes os caldos, cremes e sopas, podem estar presentes no dia-a-dia e desempenham um papel fundamental para contrapor o frio, também enriquecem combinadas com vinhos. Para aquelas que compõem verduras, legumes, cogumelos, carne de aves, a dica é experimentar com Rastros do Pampa Pinot Noir 2021.

Post a Comment